Notícias

Acompanhe aqui todas as nossas novidades!

13 Ago 2023

Dados do novo Anuário de Segurança Pública revelam crescimento perturbador da violência infantil no país

Como podemos proteger nossas crianças diante do alarmante aumento da violência infantil

A 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública acaba de ser lançada, reunindo informações e dados estatísticos relacionados à segurança pública no Brasil. O anuário é produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e é uma fonte importante de referência para analisar e compreender a situação da criminalidade e da violência no país.

Apesar das quedas em muitas áreas, a triste notícia é que a violência contra mulheres, crianças e adolescentes cresceu em números alarmantes no país. Em 2022, o maior número de estupros da história foi registrado, com um crescimento de 8,2% em relação a 2021. Ainda mais preocupante, 76% dos casos envolvem vítimas com menos de 14 anos de idade. Esses dados são fundamentais para entender como as crianças são vítimas e quais ações o poder público e a sociedade civil podem tomar para coibir esse tipo de crime.

Surpreendentemente, 68,3% dos casos de abuso acontecem dentro da residência da vítima, contrariando a percepção comum. Muitas vezes, os agressores são pessoas conhecidas, e até mesmo familiares. Entre as vítimas de 0 a 13 anos, 86,1% dos agressores são conhecidos e 64,4% são familiares.

Segundo o jornalista José Roberto de Toledo, "Isso torna esse tipo de crime especialmente difícil de combater, porque não adianta aumentar o efetivo policial, comprar equipamentos extras para a polícia ou realizar desfile de viatura. Nada disso vai ajudar a combater esse tipo de crime, porque ele se dá não nas ruas, mas principalmente dentro de casa com familiares e conhecidos. É um problema muito mais complexo e difícil, para o qual não temos nenhuma política pública sendo implementada com resultados. Pelo contrário, a tendência é de crescimento."

A exploração sexual infantil, que inclui crimes como prostituição infantil, pornografia infantil, turismo sexual e tráfico de crianças para fins sexuais, também cresceu alarmantemente 16,4%. Outro dado preocupante é que as vítimas de exploração sexual estão ficando mais novas: em 2022, 58% das vítimas tinham 14 anos, enquanto no ano anterior eram 15 anos.

E o pior: de acordo com um estudo do IPEA, menos de 10% dos casos chegam às delegacias. Os 75 mil casos mencionados pelo Anuário são apenas aqueles que chegaram a ser registrados como boletim de ocorrência. Ou seja, os números são assustadoramente maiores.

Movidos pela urgência de combater esse quadro tão nefasto, a Cia Truks criou, em parceria com a autora Caroline Arcari, a adaptação do livro "Pipo e Fifi" para os palcos. O objetivo do trabalho é justamente tratar a questão do abuso sexual contra crianças, de forma que possamos contribuir para ampliar a capacidade de autoproteção de crianças e adolescentes. Os simpáticos e cativantes personagens Pipo e Fifi explicam, de forma lúdica e divertida, conceitos básicos sobre o corpo, sentimentos, convivência e trocas afetivas, para crianças a partir de 3 anos. Utilizando o nosso já tradicional teatro de bonecos, buscamos acessos ao que chamamos de “universo infantil”, para conversarmos diretamente com as crianças, e dessa forma lutarmos por um futuro mais seguro e saudável para todas elas.


Fontes:

Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/anuario-brasileiro-seguranca-publica/

Podcast Foro de Teresina. Episódio 262. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/radio-piaui/foro-de-teresina/

VOLTAR

SONHATÓRIO

Apenas mais uma para dizer que amo o trabalho de vocês. Já assisti com minhas filhas as peças Sonhatório,Construtório e a Última Notí­cia.E ,é claro, chorei nas três.não tem como descrever o que vocês fazem, é mágico,indescrití­vel...Espero que continuem com esse trabalho lindo por muito tempo.Na última peça tivemos a alegria de ter meu marido no palco.Minhas filhas ficaram empolgadí­ssimas e guardam o kit do Sonhatório com muito carinho.Parabéns em especial ao Gabriel, Rafael e Rogério por tamanha sensibildade e por nos fazer sentir o quanto vocês amam o que fazem.Vocês são os melhores.

Natasha - 13/08/2014

CIDADE AZUL

Estive ontem no Sesc Santos, com minha mulher e minha filha, para assistir ao espetáculo "Cidade Azul". Foi sensacional! Já havia visto, com a filhota, o espetáculo "Bruxinha", outro lindo trabalho do grupo. Fica a dica aos que ainda não viram a galera do Trucks em ação: não deixem de assisti-los quando tiverem oportunidade! Parabéns, moçada, vocês mandam muito bem! E nos fazem viajar junto com os pirralhos, lembrando que é muito bom ser criança. Grande abraço!

Régis Querino - 25/01/2016

SONHATÓRIO

Bom dia, ontem, pela segunda vez, eu e meu filho Gabriel de 9 anos, assistimos a peça SONHATí’RIO....amamos muito, é uma peça rica de mensagens, muito divertida, muito bem escrita.parabéns, vcs são demais.Abraços:Shirley e Gabriel.

shirley rodrigues - 05/07/2013

ACAMPATÓRIO

Assistimos vocês ontem no Sesc Piracicaba com a peça Acampatorio. Parabéns pelo belo e emocionante trabalho. Ate chorei no final e quando sai vi vários adultos com os olhos cheios de lagrimas. Bela mensagem. Que Deus os abençoe sempre para continuar com este belo trabalho, o teatro, levando fantasia, ilusão, memorias, alegrias etc, as crianças e aos adultos. Tudo de bom pra vcs. Abraços fraternos...

Sandra D. - 11/11/2015

ACAMPATÓRIO

Vocês foram incríveis no espetáculo Acampatório no Fenatib em Blumenau na noite de domingo 15.04.18! Fez tocar lá no fundo do meu baú...me emocionou...recordações da minha infância...do jeito que eu brincava...nas minhas fantasias...tudooo voltou a tona... Minha filha de 5 seus, sua prima e amiguinhos ficaram sem piscar em certos momentos...voltamos para casa no carro e fizemos eles recordarem do que mais gostaram da peça...vocês três são incríveis...ficou a emoção e a alegria de que queríamos mais.. Sucesso a todos os envolvidos e que Deus possa iluminar a vida de vocês...como vocês iluminaram as nossas...Forte abraço da família Bona!

Itamar Bona - 16/04/2018

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, acompanhar anúncios e oferecer uma experiência de navegação mais segura a você. Ao continuar navegando em nosso frontend você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.